sábado, 25 de julho de 2015

Palavras sábias


Quando o tempo passar, e ele sempre passa, algumas coisas ficarão para trás. O passado é um armazém de lembranças e o futuro um armazém de incertezas. O ser quer sempre estar para continuar sendo o que ele está a ser. Ciclos e mais ciclos vivemos num mundo onde as coisas parecem não ter sentido. Na verdade o sentido é como a perfeição, sempre desejamos alcançar, mas nunca obteremos com veracidade.

Possuímos medos que nos retraem, nos aprisionam e nos manipulam. Possuímos inseguranças e desafios e temos que tentar lidar com as duas coisas ao mesmo tempo. A alma é uma pintura que está sendo retratada em um quadro. O quadro é o nosso corpo, nossa matéria. Estamos aqui, vivendo uma obra de arte sem conhecer a verdade. O conhecimento é uma fronteira infinita porque não somos capazes de contê-lo.

Pensar, refletir, questionar é ao mesmo tempo desafiar o pensamento. Mas as vezes as pessoas tem medo de fazer isso, pois estão acorrentadas por ideias inatas. Ideias que sempre acompanharam sua linha de raciocínio e não querem deixar de existir. Para isso, tentam fazer com que a mente elimine qualquer discordância. Até parece algum tipo de sobrevivência maliciosa. Todas as pessoas do mundo estão sujeitas à essa alienação. A fase mais difícil, é entender o que se passa e se libertar disso.

Pessoas que vivem isso são escravas e inflexíveis. Elas vivem uma verdade falsa construída em uma linha de pensamento falsa. Mas ainda assim, não conseguem entender a falsidade por trás de si mesmas e encaram isso como uma ideia absoluta. Muitas vezes até, querem que os mais próximos se juntem à isso. Isso seria talvez, uma forma de replicação dos próprios pensamentos e de forma natural. O grande risco da natureza dessa ação, é a forma como uma ideia, mesmo que falsa, se espalha.


De todos os lugares, de todas as palavras, estão vindo influências de todo o tipo. Elas podem mudar nossa mente, fazer nossa cabeça e podem até nos transformar em algo que não conhecemos. Tudo isso, muitas vezes, sem tomarmos conhecimento do que está acontecendo. Ideias são como venenos, tóxicos, você está o tempo todo diante delas e precisa sobreviver. Precisa aprender a manipular todas elas ao invés de ser manipulado. Precisa aprender a construir no seu interior suas próprias ideias, porém com todo o cuidado, para não estar somente replicando insanidades sem perceber.

Não é que a vida seja difícil, é que ela é como um jogo, cheio de estágios e obstáculos. Quando você está equilibrado e com o jogo em equilíbrio, é sinal de que está com uma ótima pontuação. Quando está deprimido, com baixa autoestima e confuso, significa que está com uma pontuação mais baixa. É basicamente assim que funciona. O último estágio é a morte. Ela é o fim do jogo, mas apesar de tudo, não traz a certeza de que tudo acaba por ali mesmo.

Noctur Spectrus

Um comentário:

  1. Opa! Gostei! Um texto um pouco maior dos que estou acostumada a ver aqui.
    "O passado é um armazém de lembranças e o futuro um armazém de incertezas". É a mais pura verdade. O que passou, ficou para trás e o não estamos certos do que virá. Mas uma coisa é certa: o tempo sempre passa e passando ameniza qualquer dor.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir